BLOG DOS CHAPAS DE CAMINHONEIROS DAS ESTRADAS BRASILEIRAS

O QUE É CHAPA

Você já deve ter visto nas margens das estradas e rodovias brasileiras, umas pessoas "acampadas" , próximo da entrada das cidades. Geralmente, se identificam, como CHAPA.
São os GUIAS para motoristas, no perímetro urbano, e ajudam nas cargas e descargas do material transportado.

Há muitos anos acalento a idéia de publicar um LIVRO com fotos dos CHAPAS DO BRASIL.
Enquanto esse sonho não se realiza, vou postar, aqui as fotos do futuro LIVRO.

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BR 101 - Julho 2007 - CHAPA do Mês de AGOSTO

17 comentários:

Sonia disse...

Ótima foto, Eduardo! Principalmente por mostrar o profissional a postos esperando pelo trabalho e a região do Brasil. Abraços!

Eduardo P.L. disse...

Sonia, obrigado. Eles detestam ser fotografados. Este, por exemplo depois de um papo amigável perguntou se não tinha cache!!!!
A maioria das vezes o papo não é amigavel. Eles devem ter suas "razões".

carla granja disse...

olá! é a primeira vez k entro no teu blog e sendo portuguesa para mim é novidade o k li e vi por isso obrigado por esta informação. o k eu entendi é k eles estão ali para ajudar os motoristas nas descargas e ganhar algum é isso? aki em portugal não há isso.
eu tenho um blog com poemas variados de minha autoria. eu escrevo de tudo é sobre as minhas viagens é dedicatorias aos amigosé poemas mais picantes e hoje dediquei um á minha sobrinha k faz hoje anos. tmb têm fotos minhas e video de musica portuguesa. o meu blog é muito visitado por brasileiros e tmb tenho mesmo amigos do coração k me adoram e pedem pa eu por musica portuguesa pa eles tmb ficarem a conhecer. se kiseres dá uma olhada.
bjo
carla granja

Eduardo P.L. disse...

Carla,

é exatamente isso. Essas pessoas que ficam nos PONTOS DE CHAPA ajudam os motoristas a transitarem nas cidades que não conhecem, ajudam nas cargas e descargas dos caminhões, e recebem por esses serviços. Que eu saiba só no Brasil existe PONTO de CHAPAS, e são muito desconhecidos do grande público e usuário das estradas que por eles passam despercebidamente, daí meu blog!

Visitarei com prazer seu blog.

Bjs e obrigado pela visita!

Osc@r Luiz disse...

Ato de heroísmo!
Fotografou um desses raros espécimes, quase extintos, substituídos por GPS's e empilhadeiras hidráulicas.
É muito interessante não só a sua abordagem do tema, quando os coadjuvantes das cenas que fazem parte desse blog.
Está de parabéns, meu amigo! Aliás, sempre esteve... Eu é que custei a encontrá-lo.
Grande abraço!

valter ferraz disse...

hapa,
a foto ficou ótima!
E parece-me que eles não gostam de ser fotografados exatamente pelo caráter "marginal" da função. Legalmente ela não existe, é um "bico" e eles têm lá os seus problemas.
José Ferraz Filho tinha um monte deles e tenho certeza que não se deixaria fotografar em plena atividade.
Já fora dalí, não resisitiria ao cachê, posso te garantir.
Grande abraço, meu chapa

Eduardo P.L. disse...

Oscar, você é muito generoso nos elogios. Obrigado.

Forte abraço.

Eduardo P.L. disse...

Valter, o problema não é só a clandestinagem da função , mas o passado desses profissionais, que nem sempre estão dispostos aparecer em fotos, que não sabem onde vão parar!!!!

O Meu Jeito de Ser disse...

Bem, gostando ou não de ser fotografado, o indívíduo saiu bem na foto.
Aliás uma belíssima foto.
Parabéns Eduardo.
Um beijo

Eduardo P.L. disse...

Aninha, muito obrigado pela visita e simpático comentario.

Bjs

Meg (Sub Rosa) disse...

Como eu já disse é uma ideia, fantástica e sobretudo estéticamente original.
No conceito , evidentemente.
Logo estaremos com o livro.
Beijos
Meg

Eduardo P.L. disse...

Meguita, espero que o blog ganhe consistência com o passar do tempo. Uma postagem mensal, deixa as visitas, muito longe dele, por muito tempo. Vamos ver o que acontece!

Obrigado pelo apoio, e comentários sempre simpáticos e oportunos!

Bjs

Aninha disse...

Puxa, que idéia legal!
Imediatamente lembrei-me dum "ponto" de chapas aqui perto, Barreiros, que tem um baita sofazão onde os chapas ficam, à beira da 101... Hehe.
http://setexsete.blogspot.com

Eduardo P.L. disse...

Aninha, é isso aí! Tenho duas de sofás, para próximas postagens, mas se quiser mandar a sua foto desse aí, recebo com muito prazer. Obrigado pela visita e oportuno comentário. Seu blog tem sete companheiras, e pelo que li esta na hora de você criar um só seu.

Abçs

MarceloSP disse...

Pô que legal tem muita gente que naum sabe o que significam essas placas ao longo das estradas muito legal agora fiquei sabendo um pouco mais sobre está função valeuuuuu

Eduardo P.L. disse...

Marcelo,

agradeço sua visita e seu oportuno comentario.É verdade, muito pouca gente repara nos CHAPAS ao longo das rodovias. Depois de conhece-los aí passam a ve-los toda hora!

Como chegou até aqui?

Abraços

Gabriel disse...

rapaz seu blog tirou uma duvida da minha cabeça , sempre vi essas placas mas nunca tinha pesquisado , emgracado que no parana ainda usa o termo meu chapa para se referir a uma pessoa amiga.... deve ter ligacao....parabens pelo blog...

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REVISTA G1 do Portal de Notícias da Globo

A REVISTA G1 do PORTAL DE NOTÍCIA DA GLOBO publicou dia 23/setembro/2007 esta matéria:
Chapa, um verdadeiro amigo do caminhoneiro
À beira de estradas e avenidas, cada vez mais ele faz parte da rotina da Capital.Seu trabalho é servir de guia a motoristas e ajudar na descarga.MARCELO MORA
Especial para o G1, em São Paulo entre em contatoMarcelo Mora/G1
Genivaldo Barboza Carvalho, de 54 anos, um chapa com freguês fixo, aguarda serviço à beira da Rodovia Anhangüera. Quem chega pelas rodovias mais movimentadas ou passa por algumas das principais avenidas de São Paulo, como as marginais e a Bandeirantes, já pôde observar pequenas placas com os dizeres “CHAPA”, geralmente escritos a mão, com cores berrantes e letra irregular. Qualquer lugar serve: uma pedra, uma chapa de metal, um pedaço de madeira ou então de papelão mesmo, colocado em uma árvore. O objetivo é sempre o mesmo: chamar a atenção de caminhoneiros que chegam à Capital.Conheça alguns chapas das rodovias de SP
Na luta pela sobrevivência, o chapa oferece, na beira das estradas e avenidas, os seus serviços aos motoristas que vêm do Interior ou de outros estados. Em síntese, é mais um bico para aqueles que estão fora do mercado, seja pela idade, por falta de qualificação profissional ou por outros motivos, como ser ex-detento. Os caminhoneiros pagam aos chapas pelos serviços de guia. Afinal, circular pelos bairros de São Paulo não é tarefa das mais fáceis. E percorrer o melhor itinerário significa economia de tempo e, claro, de dinheiro, evitando ficar parado em congestionamentos. Por isso, todo chapa que se preze conhece a Capital na palma da mão. Chapa serve também para ajudar a carregar e descarregar a carga. Muitos caminhoneiros ainda trabalham como autônomos ou particulares. E necessitam desse tipo de mão-de-obra na entrega da carga. Como geralmente não conhecem as pessoas em São Paulo, recorrem aos chapas.
Madrugar e confiança
Como toda profissão, a de chapa também tem os seus macetes. Com a concorrência aumentando a cada dia, chegar cedo, logo de manhãzinha, à beira da estrada é um deles. E a confiança é o outro; o mais importante, aliás. É com base na confiança que o chapa pode até mesmo formar uma “clientela”. “Consigo arrumar trabalho todo dia, porque tenho freguês fixo. Se você não trabalhar direito, o caminhoneiro não te pega mais. Tem caminhoneiro que me liga avisando que está vindo e já marca para eu esperar nesta ou naquela estrada”, conta Genivaldo Barboza Carvalho, de 54 anos, enquanto acenava para motoristas à beira da Rodovia Anhanguera, na tarde de sexta-feira (21). Genivaldo, aliás, tem o perfil típico do chapa. São homens acima dos 50 anos que não encontram mais colocação no mercado de trabalho. “Comecei de chapa há três anos, porque não arrumo mais serviço. Trabalhei 28 anos como conferente em empresa de cargas com carteira registrada e ainda não consegui completar o tempo para me aposentar”, lamentou.Concorrência acirradaMarcelo Mora/G1Em menos de um quilômetro na Anhangüera, os chapas se enfileiram. A cada parada, o caminhoneiro pode constatar que os preços vão ficando mais baratos. A descarga de um caminhão, por exemplo, pode variar de R$ 30 a R$ 100; de uma carreta, de R$ 50 a R$ 200. Para circular pela Capital, fica mais em conta: entre R$ 20 a R$ 520. “Antigamente compensava (trabalhar de chapa). Agora, está ruim de serviço e tem muita concorrência. Por isso, não é todo dia que eu arrumo serviço. O que aparece, tem de pegar”, relata João Caetano de Souza, de 58 anos e há 15 no ‘ramo’. Um pouco adiante, preços ainda mais baixos e mais reclamações. “Consigo tirar R$ 100 por semana, uma mixaria”, diz Osvaldo Feitosa Dias, de 55 anos e chapa há 20, comodamente assentado em uma pedra à beira da estrada.Blog do ChapaComo em toda profissão, há os chapas confiáveis e aqueles que se aproveitam para passar por chapas e roubarem as cargas dos caminhoneiros. Desta forma, a desconfiança é inevitável, e quem paga são os chapas honestos. Aos poucos, no entanto, esses trabalhadores marginalizados começam a chamar a atenção de setores da sociedade, já que cada vez mais fazem, literalmente, parte da paisagem urbana. O artista plástico Eduardo Penteado Lunardelli, de 63 anos, por exemplo, criou o Blog do Chapas de Caminhoneiros. “A intenção é divulgar a idéia dos chapas e reunir fotos para fazer um livro chamado ‘Chapas do Brasil’. Com todas as fotos juntas, você terá um panorama fantástico, tanto geográfico quanto étnico, do Brasil”, explicou Eduardo.
João Caetano de Souza, de 58 anos é chapa á 15:" Esta ruim de serviço. O que aparece tem de pegar" MARCELO MORA G1

Algumas definições e textos com CHAPA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
CBO- Classificação Brasileira de Ocupações
7832 Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias
7832-15 ::Carregador (veículos de transportes terrestres) - Carregador de caminhão , Carregador de vagões , Carregador e descarregador de caminhões , Chapa (movimentador de mercadoria) , Chapa arrumador de caminhões , Chapa de caminhão


Chapa - É a denominação dada ao profissional autônomo que é contratado pelo motorista de caminhão para fazer o carregamento ou descarregamento da carga, na origem ou destino. http://www.guiadelogistica.com.br/

O "chapa" é aquele que se destina a descarregar mercadorias de caminhões, atendendo, a cada dia, motoristas e empresas distintas.
Com efeito, o "chapa" coloca sua mão-de-obra à disposição de múltiplos tomadores de serviços, geralmente permanecendo às portas de fábricas, por exemplo, à espera de serem chamados por caminhoneiros para promover o descarregamento das mercadorias por estes transportadas.


O chapa passava despercebido a toda a cidade, mas eu estacionei o carro para pedir informação. Sua profissão era essa mesmo: informar os motoristas e ...

O motorista desconfia que parte dos "chapas" (homens que fazem carga e descarga, colocados estrategicamente nas entradas das cidades) são olheiros de quadrilhas de roubo de carga. Alguns "chapas", comenta, "parecem microempresários, pois vivem com o celular na mão, dando dicas". CARLOS ROBERTO 37 anos, motorista que teve seu caminhão roubado.

Ao viajar por cidades desconhecidas, o caminhoneiro tem um companheiro certo, o "chapa", que o conduz até o local de entrega da mercadoria.
Fonte: Google

DAS HAVAIANAS- Dez- 2007

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Entrada de Blumenau, SC - Setembro 2010 ( Foto: Aloísio Almeida Prado)